Associação Brasileira de Cirurgiões - Dentistas Seção Estado do Rio de Janeiro

Quem Somos

Histórico da ABCD-Nacional

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas – ABCD Nacional, entidade representativa dos cirurgiões-dentistas e da odontologia brasileira, nasceu da necessidade e da mais profunda vontade da classe odontológica de ter uma entidade nacional verdadeiramente representativa e democrática sendo, até hoje, a única entidade representativa da odontologia nacional que tem seus representantes maiores eleitos pelo voto livre, secreto e direto dos associados em todo o território nacional.

A ABCD Nacional também constituiu um Conselho Nacional de Representantes, formado por representantes eleitos, pelos mesmos critérios democráticos, em todo o Brasil, respeitando, sua composição, o critério de proporcionalidade na representação dos Estados a semelhança da Câmara Federal.

A ABCD Nacional, apoiada por sua Seções e Regionais, tem atuado consistentemente em todos os fóruns de interesse da odontologia, muitas vezes em parceria e sintonia absoluta com o Conselho Federal de Odontologia, que é um dos principais parceiros da entidade, além de atuar junto ao Ministério da Saúde, em especial com a Coordenação Nacional de Saúde Bucal, ao Ministério da Educação, além de diversas ações conjuntas com Governos Estaduais e Municipais.

Por meio de suas representações nos Estados, a ABCD se consolidou como a maior e melhor fonte de benefícios aos cirurgiões-dentistas brasileiros. Um grande número de ações e convênios facilitam o dia-a-dia dos cirurgiões-dentistas, seus familiares e da população.

Por toda a história e pelo trabalho atual a ABCD, que surgiu como uma opção a todos aqueles que acreditam que a legitimidade e a autenticidade sejam atributos necessários para os que exercem a direção de órgãos representativos da classe, é uma das maiores, mais conceituadas e respeitadas entidades de classe do Brasil.

Histórico da ABCD-RJ

O Rio de Janeiro palco de grandes decisões que norteiam as ações da odontologia no país; passou a fazer parte da ABCD Nacional, com a fundação da Seção do estado do Rio de Janeiro no ano de 2003, sendo uma das primeiras unidades da federação a acreditar na legitimidade e nos valores difundidos pela ABCD Nacional.

Desde 2003, a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, Seção do estado do Rio de Janeiro – ABCD-RJ vem se estabelecendo e se firmando como uma entidade de classe forte, ativa e atuante nas questões que envolvam assuntos pertinentes à categoria.

A ABCD-RJ tem sua sede localizada no bairro da Barra da Tijuca à Av. Ruy Frazão Soares, 191 –Grupos 205 á 207. Tem em sua estrutura clínicas para promover o aperfeiçoamento e atualização dos cirurgiões-dentistas do Rio de Janeiro e de outros estados do País que procuram nossa entidade, por meio de cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, além de cursos de formação profissional para auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde bucal, técnicos em prótese dentária e auxiliares em prótese dentária, dentre outros, com atendimento à comunidades carentes. Também possui secretaria, sala de aula, laboratório, consultório multidisciplinar, biblioteca e etc.

Em 2012, a ABCD-RJ recebeu os representantes das Seções e Regionais da ABCD Nacional em todo o Brasil, no 9° Encontro Nacional das ABCDs.

A ABCD Nacional, as Seções Estaduais e as Regionais da ABCD e a ABCD-RJ são uníssonas no trabalho incessante pela odontologia ética e científica, além de uma preocupação ímpar em que haja um engrandecimento mútuo entre nossas representações, com o intuito de fortalecer toda a nossa categoria.

A nova realidade da Odontologia Fluminense

Os mais de 35 mil Cirurgiões-Dentistas do Estado do Rio de Janeiro já podem contar com uma Associação de Classe justa, baseada em princípios democráticos e legítimos. Com a fundação da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas – Seção Estado do Rio de Janeiro (ABCD-RJ), em 09 de julho de 2003, a classe odontológica Fluminense ganhou a força e a voz que sempre precisou para que tivesse seus direitos efetivamente garantidos, com uma representação necessária e autêntica em todo o estado.

Voto direto, livre e secreto na eleição nacional da ABCD, proporcionalidade de representação entre os Estados no Conselho Nacional de Representantes, extensão de todos os benefícios conquistados aos colegas de todo o país, trabalho constante pela valorização da Odontologia e do Cirurgião-Dentista.
Essas são algumas das características da ABCD-RJ.

A ABCD surgiu como uma opção a todos aqueles que acreditam na legitimidade, na autenticidade e na necessidade desses atributos para os que exercem a direção de órgãos representativos da classe.

Hoje, com 23 seções estaduais, a entidade conta com o apoio de diversos organismos governamentais e representativos da Odontologia.

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Seção Estado do Rio de Janeiro ainda é nova, completará em 09 de julho o seu décimo sexto aniversário, e já tem trazido vitórias importantes para a Odontologia fluminense.

Com princípios legítimos e conduta transparente, a ABCD-RJ vem provando que a Odontologia realmente precisava de uma associação de classe disposta a lutar pelos reais interesses da classe odontológica.

Compete à Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas Seção Rio de Janeiro:

* Representar os Cirurgiões-Dentistas fluminenses, dentro e fora do país, nos eventos e atividades que visem o desenvolvimento da odontologia;
* Manter as relações com as organizações congêneres;
* Contribuir para a aproximação e intercâmbio entre as entidades Filiadas e prestigiar suas iniciativas;
* Congregar, incentivar, apoiar e promover toda e qualquer atividade técnica, científica, assistencial, mercadológica e social que vise o estudo e a solução dos problemas nacionais de saúde bucal;
* Incentivar e prestigiar programas que contribuam para o aprimoramento técnico, científico, social, ético e cooperativista dos Cirurgiões-Dentistas;
* Apoiar e promover as iniciativas que visem o estabelecimento de atividades culturais e programas de assistência odontológica à comunidade ou com elas colaborar;
* Cooperar com os poderes públicos no sentido de melhorar o padrão de ensino da Odontologia no Rio de Janeiro;
* Incentivar e prestigiar a realização de atividades científicas promovidas pelas suas regionais e distritais;
* Divulgar suas atividades aos seus associados;
* Estimular o desenvolvimento da indústria odontológica fluminense.
* Promover a educação continuada latu-sensu, por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização, congressos, jornadas e demais atividades científico-culturais incluindo a pós-graduação strictu-sensu em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, criando as condições para concretização dessas atividades.
* Nosso projeto é alcançar ao cirurgião-dentista todos os meios para cada vez melhor exercer sua atividade laboral, valorizando a Odontologia, trazendo constantes vitórias na luta pelos reais e legítimos interesses da classe, além de proporcionar ao associado inúmeros convênios e facilidades.